Jesus Marcas de um Verdadeiro Pastor ::: Portal Oficial do Evangelista Reinaldo Rodrigues ::: MINISTÉRIO AVIVAMENTO PRÉ-ARREBATAMENTO

Marcas de um Verdadeiro Pastor

Marcas de um  Verdadeiro Pastor

 1. Apascentador

 - Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

- Isaías 40:11 - Já que o pastor de igreja é comparado ao pastor de ovelhas e os crentes também são comparados a ovelhas.

- A figura do pastor de ovelhas no antigo testamento é muito importante para compreendermos um pouco do ministério pastoral nos dias de hoje.

- Uma das tarefas do pastor de ovelhas era a de ser apascentador. Quando falamos de apascentador estamos falando do cuidado que deve ter o pastor com suas ovelhas. Saber se o seu rebanho está com sede ou bebendo água suja, saber se está passando fome ou comendo alimento estragado, saber se o seu rebanho está saudável ou doente. Tudo isso são atribuições do pastor.

- Se ele não sabe dessas coisas ele não está apascentando. Se um pastor não é apascentador não serve para ser pastor!

2.  Irrepreensível
- O pastor precisa ser irrepreensível. O que é alguém irrepreensível? É alguém que não dá motivos para ninguém falar mal dele. Mesmo que alguém se levante contra ele não terá sucesso, por que ele vive uma vida irrepreensível.

-  Quantos pastores existem que estão com medo que as suas más ações seja descobertas.

-  O pastor que é um homem de Deus vive tranquilo, por que tem uma vida pastoral sem manchas. 

3. Temperante
- Temperante a pessoa que tem domínio próprio, moderada.
-  A temperança é extremamente importante por que faz com que a pessoa sempre analise as consequências antes de tomar qualquer decisão.
- Aquele que age precipitadamente tem mais chances de cair em fracassos. Todo pastor precisa ser temperante.

4.  Sóbrio
-  Sóbrio é o oposto de ébrio. O ébrio gosta de viver embriagado. Já o sóbrio gosta de viver atento ao que acontece a sua volta.


-  Todo pastor precisa estar ligado, vigilante contra as astutas ciladas do inimigo.


- Um pastor despercebido é presa fácil para as investidas do adversário. Abre o olho meu irmão! 

5. Modesto

-  A modéstia é algo inseparável do caráter do pastor. O pastor precisa ser uma pessoa simples.
-  Temos visto pastores orgulhosos sem o mínimo de humildade que ainda não compreenderam o que é ser pastor.
-  Graças a Deus que também temos muitos homens de Deus que entendem e respeitam o seu ministério e também a igreja de Cristo.

6.  Apto para ensinar

-  É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 1 Timóteo 3:2


-  Quando fui consagrado ao presbitério, o meu amigo pastor Júnior que na época era o meu pastor me disse uma frase que nunca esqueci.
“O presbítero tem que está apto para ensinar”. Essa frase atravessou a minha alma naquele dia. Já gostava muito de estudar a palavra de Deus, mas a partir daquele instante senti a necessidade de manejar bem a palavra da verdade para com ela conduzir vidas ao reino de Deus.


-  Todo pastor precisar estar pronto para ensinar. É inaceitável um ministro do evangelho que não estuda a Bíblia e que não sabe ensinar.
- Existem igrejas que o nível de conhecimento Bíblico delas é maior do que dos seus pastores.
-  É verdade que o pastor não precisa necessariamente ser um “doutor da lei”, mas precisa ter bagagem bíblica suficiente para está pronto para ensinar e suprir as necessidades do seu rebanho.

Conclusão

- Que Deus nos dê condições para nos mantermos firmes em meio a tantas coisas que não orgulham a nenhum crente, mas que infelizmente acontecem no nosso meio.
- O Senhor Jesus está voltando para buscar a sua igreja.
- Que cada um de nós possa vigiar e está alerta para que por meio de nossas ações não venhamos ficar reprovados.
Que nosso Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo guarde as nossas vidas. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário